Unhas fracas: como tratá-las e cuidá-las

Desde cedo aprendemos a deixar nossas unhas sempre bem aparadas e bonitas. Existe um hábito comum na cultura Ocidental, de irmos a manicure toda semana, remover as cutículas e esmaltar as unhas. Mas, de vez em quando, nos deparamos com unhas fracas quebradiças e descascadas.

Precisamos ficar alertas, pois além da questão estética, as unhas fracas podem indicar problemas de saúde, como anemia, deficiência de vitaminas e problemas hormonais.

Por isso, antes de apelar para soluções caseiras, é necessário investigar as causas com um dermatologista.

Conheça melhor as suas unhas com as nossas dicas e saiba como cuidá-las da melhor forma.

Principais sinais de unhas fracas

As unhas enfraquecidas possuem uma aparência característica: elas ficam quebradiças, com as pontas transparentes, têm um crescimento lento e frágil. Além disso, ficam descamadas e, ainda, podem apresentar manchas.

Causas do enfraquecimento

Algumas das principais causas para as unhas fracas são causadas pela má alimentação, anemia, doenças dermatológicas e distúrbios na tireoide. Ainda pode ser pelo ato de roer a unha, uso excessivo de acetona, retirada frequente e em demasia das cutículas, e contato direto com produtos de limpeza.

Para ver a causa e tratamento, é muito importante consultar um especialista, pois é ele quem dará um diagnóstico preciso.

Prováveis soluções

Antes de tudo é necessário enfatizar que uma boa alimentação garante o bom funcionamento do corpo todo, inclusive das unhas. Alimentos ricos em vitamina A, B5, ferro, cálcio e proteína são importantes e ajudam no fortalecimento das unhas.

Outra medida importante é evitar a retirada das cutículas, pois além de exercerem um papel muito importante de proteção, quando retiradas em excesso, são causados microtraumatismos na matriz da unha, fazendo com que a unha cresça com irregularidades. O esmalte deve ser retirado com removedor sem acetona e o ideal é deixar pelo menos 2 dias na semana sem esmaltar.

Fortalecedores de unha também são uma ótima opção, e são facilmente encontrados à venda em forma de creme, cera, base e óleo. Eles são ricos em vitaminas e hidratantes.

Sob orientação médica, é interessante aderir aos suplementos vitamínicos para repor os nutrientes que não conseguimos consumir regularmente.

Quem sofre com o problema de unhas fracas nem sempre procura a ajuda de um dermatologista. Mas é importante ressaltar que esse enfraquecimento pode ser causado por uma doença dermatológica e por isso, é tão importante a busca de ajuda profissional.

E você, está com as unhas fracas? Agende a sua consulta na Clínica Ottoboni e saiba a melhor forma de tratá-las!